Gatilhos Mentais - Um Super Poder de Vendas

Já imaginou ter o poder de controlar a mente das pessoas? Os gatilhos mentais são uma espécie de "poder especial" que você pode usar na sua estratégia de atração e vendas.

Gatilhos Mentais - Um Super Poder de Vendas

No estudo da neurolinguística é apresentado que todas as pessoas podem receber determinados estímulos mentais para fazer uma ou outra ação de acordo com a vontade de quem está sugerindo.

Esses estímulos são respostas automáticas do cérebro que estão na programação mental do ser humano desde os primórdios da existência.

Não vou me aprofundar no estudo, pois não temos muitas linhas por aqui. Mas vou apresentar 5 desses estímulos que são chamados pela ciência moderna de gatilhos mentais.

Os processos de marketing e vendas usam dos gatilhos mentais há muitos anos, mesmo antes do advento da internet. Porém esses conceitos foram adaptados e hoje são usados em grandes campanhas digitais e trazem resultados surpreendentes.

Estes são os gatilhos mais usados:

 

Gatilho da Escassez

As pessoas dão maior valor e importância aquilo que é escasso, que está no fim. Usar a escassez dá a sensação à pessoa de que ela vai adquirir algo único e muito valioso.

Um exemplo de uso da escassez é quando você apresenta um produto com apenas 3 unidades em estoque ou um curso com apenas 20 vagas para ser preenchidas.

 

Gatilho da Urgência

Desperta nas pessoas a necessidade de tomar uma decisão imediata. A Urgência com que o indivíduo se apresse, pois sente que está perdendo uma grande oportunidade.

Para estimular o gatilho da urgência basta você informar que aquela promoção ou condição de venda é exclusiva para os 5 primeiros que entrarem em contato ou que é somente naquele dia.

Uma combinação clássica de Escassez com Urgência é a frase: "Promoção válida até amanhã ou enquanto durarem os estoques".

 

Gatilho da Autoridade

As pessoas tem maior confiança naqueles que mostram saber de fato sobre determinado assunto. Usar o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de gerar autoridade, pois mostrará ao público que você entende muito daqulio que está propondo.

Você pode apresentar autoridade através de conteúdo de valor e apresentação de resultados que você alcançou, palestras que ministrou ou depoimentos de pessoas que comprovam que você é especialista no assunto.

 

Gatilho da Reciprocidade

O ser humano nasceu com a programação mental de viver em sociedade e isso gera um instinto natural de retribuir quando lhe é ofertado algo de graça. Oferecendo brindes, prêmios ou simplesmente conteúdo de grande valor irá deixar seu público mais propenso a seguir seus conselhos e comprar de você ao invés de comprar daquele que nada ofereceu.

Uma forma de reciprocidade está em apresentar uma solução caseira e de graça para um problema que o seu produto resolve. Será tão gratificante para a pessoa que para ter uma experiência mais significativa ela irá te procurar, e será esse o momento de fazer a sua oferta.

 

Gatilho da Prova Social

Assim como explicado antes, o ser humano nasceu para viver em sociedade e o sentimento de pertencer a um determinado grupo ou causa desperta ainda maior interesse e confiança.

Mostrar imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, depoimentos de clientes, quantidade de unidades vendidas ou mesmo o seu engajamento nas redes sociais são exemplos de como usar Prova Social a seu favor.

Crie hoje mesmo estratégias utilizando esses gatilhos mentais e verá que os resultados serão épicos.

Espero que tenha gostado de mais esse conteúdo. Estamos preparando super materiais para ajudar cada vez mais na sua estratégia de marketing e vendas. Aguarde por novidades.